Você está visualizando atualmente Mês de apoio ao Aleitamento Materno

Mês de apoio ao Aleitamento Materno

Bem estar, saúde e meio ambiente estão mais que ligados para nós e dedicados a isso esse mês vamos abordar um assunto extremamente importante! Você já ouviu falar de AGOSTO DOURADO?

Ele visa reforçar a importância do aleitamento materno prolongado que no Brasil, infelizmente tem a média de apenas 52 dias, não são nem dois meses de amamentação.

Temos “N” motivos para que a amamentação não ocorra e principalmente, quando falamos em Livre Demanda (LD); é extremamente cansativo, principalmente nos primeiros meses de vida, onde a necessidade do recém nascido é demasiadamente grande. Chega-se a pensar em inúmeras hipóteses, geralmente relacionadas ao leite que não sustenta, a baixa produção, em alguns casos fissuras mamárias devido a pega incorreta. Pode-se pensar que está tudo errado, que nada vai dar certo, é uma cobrança diária e pode ser auxiliado.

Por isso, separamos alguns pontos que julgamos fundamentais para te auxiliar e consequentemente ter uma maior chance de uma amamentação de sucesso.

1- Amamentar na primeira hora de vida (Golden Hour) é muito importante. Nesse momento já se faz o primeiro estímulo do cérebro para liberação do colostro. (primeiro leite produzido de cor transparente)

 2 – Fazer a pega correta, evita dores e fissuras mamárias, além de melhor sucção ao bebê. 

3 – O RN (recém nascido) deve ser alimentado em LIVRE DEMANDA, para estimular a produção de leite quanto mais ele suga, mais leite o cérebro entende que tem que produzir;

4 – Nessa fase é extremamente necessário que a  mamãe tome muita água, coma bem, descanse (sempre que conseguir), para que a produção de leite se estabeleça;

5 – É imensamente importante que a puérpera (mulher que deu a luz a pouco tempo), tenha uma rede de apoio bem estabelecida, não importando a quantidade de pessoas que a contempla, mas sim a sua objetividade em fazer com que essa recém mãe consiga se dedicar exclusivamente ao RN.

6 – E jamais de maneira alguma, o leite será fraco, NÃO EXISTE LEITE FRACO.

Uma dica importante, é a consultoria em amamentação, ela vai te colocar na rota certa para uma amamentação de sucesso desde o hospital. Além dos enormes benefícios que o seu bebê terá em tomar leite materno, contratar essa profissional é mais interessante financeiramente, quando comparado a aquisição de inúmeras latas de fórmula infantil

Claro que mesmo com todos os preparativos existem mamães que não conseguem, ou não querem amamentar, e está tudo bem! Cada mamãe tem que fazer o que é melhor pra si e sua família, não se culpem e nem se julguem por não conseguir ou não querer.

Com carinho, equipe KL GAMA!

Deixe um comentário